quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Biografia do Brilhante astronomo Stephen Hawkings

Stephen Hawking, responsável por contribuições fundamentais ao estudo dos buracos negros, e de outras teorias astronómicas ocupa a cadeira de Isaac Newton como professor de matemática na Universidade de Cambridge, e é considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein.

A sua história é marcada pela superação de limites. Em 1959, com 17 anos de idade, entrou na a University College, em Oxford, onde estudou física, concluindo o curso em 1962. No mesmo ano, Hawking descobriu que possuía esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que enfraquece os músculos do corpo. Mesmo doente, continuou a estudar até tirar o doutorado. em cosmologia pelo Trinity Hall, em Cambridge, Inglaterra (1966).

Em 1970, Hawking iniciou o trabalho sobre as características dos buracos negros. Como resultado da sua pesquisa, descobriu que buracos negros emitem radiação. Em 1979, assumiu a posição de professor e voltou, durante os anos 1980, a um interessante artigo sobre as origens do Universo e como a mecânica quântica pode afectar o destino.

Em 1985, enfrentou uma pneumonia e passou a necessitar de cuidados constantes. Imobilizado numa cadeira de rodas e a comunicar através de um sintetizador de voz, Hawking dá continuidade à sua ciência. Foi autor de muitas publicações, como "300 Years of Gravity" e "The Large Scale Structure of Space-time" e autor de obras consagradas como "Breve História do tempo" (1988), "Buracos Negros, Universos Bebês e Outros Ensaios" (1993) e "O Universo numa Casca de Noz", lançado no Brasil em 2001.

Enquanto procura juntar as pontas entre as teorias da relatividade e da mecânica quântica, o físico inglês afirma que a simbiose entre o orgânico e a máquina acontecerá em breve.

Hawking continua a ensinar e gosta de viajar com sua esposa e seus três filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário