Energias Renováveis

A energia renovavel desejalhe boa sorte.


A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis  (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia final veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroelectricidade Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente. A porcentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.

A energia do sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais.

A geração de energia eólica está crescendo à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instalada a nível mundial de 157,9 mil megawatts em 2009, e é muito utilizada na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. No final de 2009.

Centrais de energia térmica solar operam nos Estados Unidos e Espanha, sendo a maior destas a usina de energia solar do Deserto de Mojave, com capacidade de 354 MW. O maior instalação de energia geotérmica do mundo é The Geysers, na Califórnia, com uma capacidade nominal de 750 MW.

O Brasil tem um dos maiores programas de energia renovável no mundo, envolvendo a produção de álcool combustível a partir da cana de açúcar, e atualmente o etanol representa 18% dos combustíveis automotivos do país. O etanol combustível também é amplamente disponível nos Estados Unidos.

 O uso de energias renovaveis nos dias que corem é muito importante para substituir o use de energias fosseis que emitem gases nocivos como o dioxido de carbono, isto para parar o aquicimento global e reestabilizar o clima no planeta Terra


Alunos de uma escola discutem o hidrogenio como alternativa ao petróleo

Hidrogénio como alternativa ao petróleo" é o tema do seminário que os alunos da turma A do 12º ano da Escola Secundária Domingos Rebelo promovem hoje, a partir das 11h00, no Hotel Royal Garden, em Ponta Delgada.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da Área de Projecto, uma disciplina introduzida em 2006 neste nível de ensino, cuja orientação da turma está a cargo da Professora Ilda Brás. No início do ano lectivo, os alunos escolheram trabalhar como actividade a construção de uma pilha de hidrogénio.
Depois de muita investigação e de trabalho diário, os estudantes chegaram à conclusão de que a partir de uma pilha de combustível é possível usar o hidrogénio como fonte de energia.

Assim, para o efeito conseguiram produzir em laboratório réplicas simples do que já se faz em maiores dimensões e verificaram como as pilhas de hidrogénio podem vir a substituir os combustíveis fósseis e, assim, diminuir a poluição emitida por eles.
Na verdade – dizem os alunos -, "sonhamos com um planeta mais verde, mais limpo, onde o desenvolvimento esteja assente na economia de hidrogénio".

Em relação aos Açores, são de opinião que vivem numa terra "onde existem grandes potencialidades em termos de energias renováveis, nomeadamente a Geotermia e a energia eólica". Assim sendo, entendem ser importante dar a conhecer à sociedade "as potencialidades do hidrogénio como forma de combater o aquecimento global do planeta Motor da BMW movido a hidrogenio                           e de fazer face à escassez de combustíveis fósseis".
Em declarações ao Diário dos Açores, a professora Ilda Brás realça o trabalho desenvolvido pela turma e o entusiasmo com que trabalharam no projecto (uns mais que outros), mesmo com as dificuldades que encontraram, isto é, não haver Internet em todas as salas de aula para os alunos pudessem, em período lectivo, fazer as suas pesquisas, daí que "muito do trabalho de investigação foi feito em casa".



Energia Eólica  








Energia Solar 












      ^ Topo da pagina ^